quarta-feira, 29 de junho de 2011

Não confunda SUAVE com SWAB

Desci da nave e entrei no reino de Pandora. Encarei a rotina dos recém "nascidos": guichê, chamada pela televisão, reavaliação, encaminhamento para a internação, corredor, elevador, porta de bang bang, saleta isolada, recepção, cartão de identificação. Aguardo. Alguém entra falando um nome familiar, o meu. Passo por outra porta, entrego a mochila, ponho o braço no aparelho que anuncia minha pressão arterial e meus batimentos cardíacos. Sigo para pesagem com cadeira de rodas em uma balança com rampa. Cabine, cortina. Retiro a roupa e os tênis e ponho-os em sacos plásticos separados obedecendo as instruções. Ponho os dois sacos em cima da cadeira de rodas para pesagem de todos sem mim. Banho, ali mesmo, compartimento bem equipado. Visto um pijama todo branco. Engraçado como a intimidade automática se torna uma imposição. Sua condição permite imediatamente a falta de privacidade nos serviços médicos.

- Retire da mochila seus itens de higiene e ponha-os no saco azul, os outros no saco branco, exceto os objetos de valor. Eles serão repertoriados por um funcionário no guarda volume e você terá um código. Você poderá obter uma autorização para recuperá-los na enfermaria onde você vai se alojar.

Pensei: "É... Pandora é realmente em outro planeta. As coisas são organizadas, têm protocolos e funcionam". De imediato, segui o comando e ela continuou:

- Em seguida, você se deita nessa cama e nela você será conduzida para complementar algumas informações antes de ser liberada para internação. Você será acompanhada por um funcionário, mas sua cadeira será levada para a higienização e entregue mais tarde.

"Gente...as impurezas da terra precisam ser descartadas! Pandora é uma espécie de Gattaca, a Ilha ou sei lá mais que filme de ficção científica!?"

Fui "chipada" com um bracelete permanente trazendo meu nome e alergia. Assim respondi uma série de perguntas, exceto uma:

- Você fez o Swab?

- Ã ?

- Aqui este exame é feito em pacientes que estiveram hospitalizados em UTI nos últimos três meses.

- Não fiz.

Não tinha a menor ideia do que era, mas tinha certeza de não ter feito porque todos os exames até então feitos, eu conhecia seus nomes.

- Vamos voltar a cabine e fazê-lo. O resultado sairá em 5 dias. Enquanto isso você estará em vigilância na enfermaria não podendo participar de nenhuma atividade. ("Minha nossa...nem sequer liberdade assistida?").

Querem saber o que é SWAB? Sinceramente...achei que cotonete tinha sido feito somente para os ouvidos...ledo engano... minha boca e olhos foram poupados ...mas o resto...ninguém merece.

2 comentários: