quarta-feira, 8 de junho de 2011

"Céu de Brasília, traço do arquiteto"

Quem já veio aqui sabe que esse céu do cerrado conhece muito dos transeuntes. E de mim então, nem se fala...sim, já morei aqui e tenho uma "teia" de amigos que nunca saíram de dentro da alma. Entrei em contato para dar a notícia da minha queda, da consequência e da minha vinda para internação no hospital de reabilitação. Peguei minha agenda por ordem alfabética decrescente. A primeira amiga a quem contei, não era minha amiga mais próxima. Ela me ouviu como se não acreditasse no que eu estava dizendo, tamanha era a fatalidade. Ela só disse: você vai ficar na minha casa até que seja internada. Vou cuidar de você e se for preciso, farei ajustes arquitetônicos no banheiro ou onde você for transitar. E aqui estou, protegida por cuidado e carinho nesse novelo de amor.

Aqui é clima de deserto, tem chão vermelho do barro, pequenos labirintos gêmeos espalhados no planalto, um lago brotado propositalmente. Única cidade do Brasil verdadeiramente cosmopolita: gente de todo Brasil e de todo o mundo por causa das embaixadas. Brasília sempre representou para mim descobertas fatais, daquelas que mudam o sentido da vida. Um divisor de águas. Causas e consequências à parte, posso dizer que bifurcou minha vida e mudou a mão do meu trajeto. E sempre bruscamente. Exemplos? Reviravolta nas relações afetivas. Outra? Foi a porta de minha volta para o Brasil depois de anos de França. Mais uma? Descoberta da carreira acadêmica na universidade. O que será que Brasília me reserva dessa vez?


7 comentários:

  1. Com certeza, novas experiências, vivências e aprendizado. Ironia? Quem sabe, tudo está guardado no depósito infinito que é o universo.

    ResponderExcluir
  2. Então...quem sabe o universo conspira a meu favor "sem grades para me aprisionar"?

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma relação de amor e de suspeito com essa cidade. mas o céu de brasília.......ah, este céu. Pura fascinação. Beijos, minha querida. berenice.

    ResponderExcluir
  4. Um flecha no azul sem fim...simplesmente lindo...bj Bere..

    ResponderExcluir
  5. brasília vai mudar de novo a sua vida... não é só co-incidência.

    ResponderExcluir
  6. Realmente só quem já morou sabe o que é olhar para esse céu, tão azul que se vc esticar a mão para alcançalo vai conseguir tingir a mão na aquarela do artista, que de tão generoso a mantém sempre fresca. Uma terra de mudanças mesmo, o ar desértico permite-se entrar com mais força nos pulmões, sem tanta umidade pra atrapalhar. Saudades de ver o chão vermelho com seus Sacis(rodamuinhos), do gosto das frutas do cerrado, das flores únicas e algumas vezes estranhas, saudades da infância. Brasília tão linda... e sim, ela vai te trazer mudanças, talvez mudanças maiores que seu entendimento. Bjim, fica com Deus.
    Karla Luz.

    ResponderExcluir