terça-feira, 7 de junho de 2011

Água da chuva ou o pedaço de fibra de carbono da carenagem?

Prognóstico se define, para a maioria dos autores, como um parecer do médico a respeito da evolução provável de uma doença. Em outras palavras, ele revela a probabilidade ou uma tendência estatística de estimar a partir de um estudo anterior, se a pessoa acometida apresentará resultados semelhantes a um grupo com suas mesmas características clínicas. Esses dados são desenhados em um gráfico, cheios de curvas, as vezes pontinhos ou barras... e ficam lindos em 3D! Cada um representando algo "próspero" ou "impróspero". Ainda existe aquele dado isolado que chamamos de exceção. Geralmente é aquele ponto fora de cogitação que não tem a menor chance de acontecer. O destacado ponto fora da curva. Porém, ele existe, e por alguma razão está bem ali, presente. Alguns o nomeiam de milagre, mas ele também pode tomar o tom de fatalidade. É sempre o detalhe que é desprezado e ninguém pensa nele porque ele, em sua natureza, não tem permissão para ser representativo. Lembram daquela velhinha que foi encontrada nos escombros nove dias após um terremoto e sobreviveu bebendo água da chuva que escapava por uma fresta a metros de profundidade? Lembram do pedaço de fibra de carbono da carenagem que soltou do carro do Senna e penetrou o visor de seu capacete no único lugar possível para atingi-lo e levá-lo da vida? O fato é... quem me abordará? A água da chuva ou o pedaço da fibra de carbono da carenagem? De que lado das curvas estatísticas estou? Serei salva ou atingida? Regra ou exceção? Apresento-lhes, a fragilidade de um prognóstico.

6 comentários:

  1. a exceção será a regra pra vc. água da chuva que vai fazer florescer todo o movimento.

    ResponderExcluir
  2. Quanto mais eu leio seus posts, menos encontro palavras para expressar o que sinto ao lê-los. Emoção, risos, lágrimas, solidariedade, um misto de sentimentos. Não sei o que o destino te reserva, aliás, quem de nós pode prever o nosso futuro? Mas sei que existe se você está no Sara, há... muito ainda há a acontecer na sua vida. Confio na sua melhora, em sua cura. Não me pergunte o porquê, mas confio. Não digo pra te 'animar'. De fato creio nisto. Até lá...dias, meses de muita luta! Acho que nessa estatística vai dar água da chuva ;)
    Não desanima tá??
    Bjão

    ResponderExcluir
  3. Glauce, preciso mesmo de um banho de chuva pra lavar tudo isso...obrigada pela força...bjs

    ResponderExcluir
  4. Kets...me imagino deitada em uma grama verde esperando grossas gotas...

    ResponderExcluir
  5. MINHA AMIGA... DE ESTATÍSTICA EU ENTENDO...
    MAS SE ÁGUA DA CHUVA FOR VOCÊ SABER QUE TEM 100 VEZES MAIS ADMIRADORES/AMIGOS/ALUNOS/COLEGAS DE PROFISSÃO QUE JAMAIS IMAGINARIA TER... VOCÊ TERÁ MUITA ÁGUA DA CHUVA EM SUA VIDA PARA LEVAR-LHE MUITA ENERGIA E FORÇA TODOS OS DIAS.
    DEUS TEM PROPÓSITOS PARA TUDO QUE ACONTECE.
    MINHA AMIGA... COMO ESCREVES BEM... QUASE MELHOR QUE EU. KKKKKKKK.
    NA VERDADE, É DIFÍCIL ADMITIR, MAS VOCÊ ESCREVE MUITO... MAS MUITO MELHOR QUE EU.
    A CADA DIA TE ADMIRO MAIS.

    ResponderExcluir
  6. rsrsrs....seu metido! Eu já te admirava antes, tá? rsrs...beijo

    ResponderExcluir