sábado, 11 de junho de 2011

Se fosse assim...

“Professora? Tá me ouvindo? Aperte minha mão...tá sentindo minha mão professora?” ...visão turva, ruídos opacos e fluidos...os olhos piscavam várias vezes...senti frio...confusão mental, dificuldade em respirar... no chão...no chão do ginásio de esportes... estou trancada em mim......meus alunos ao redor ...vi alguém segurando minha cabeça. “putz...eu caí...desmaiei...não acredito...não consigo mais me mexer...não sinto meu corpo” ...tentei controlar o choro, porque mal conseguia respirar...queria gritar, me arrancando dali com toda força que não tinha. Parecia estar soterrada em uma camisa de força gigante... entendi o que estava acontecendo...lutando contra o desespero, pedi para avisar a meu irmão...Já rebobinei esse trecho mil vezes tentando refazer o momento em que eu estava descendo as arquibancadas...paro logo antes do local onde escorreguei...volto um pouquinho mais as imagens...aí sim...deixo cair um dos envelopes que eu trazia...e me agacho para pegar...desvio então do escorrego...ou então, lembro que deixei meu celular no carro e faço meia volta...ou ainda, desço, mudo a direção para falar com algum aluno que poderia estar ao lado ...faço mil maneiras de evitar o fato...mas ainda estou aqui, inerte... Penso então na moça que poderia ter colocado o cinto de segurança para não ficar tetraplégica ao bater a cabeça no teto quando passou no quebra-molas...ou no cara que poderia ter comido pizza ao invés de sushi para evitar ser infectado por uma bactéria que o deixou imobilizado e com respiração mecânica...ou ainda na moça que poderia ter evitado o uso de anticoncepcional para não arriscar baixar os níveis de uma proteína envolvida nos processos de coagulação sanguínea, já tendo ela carência desse elemento sem saber...e se...e se...e se...é brutal, cruel, insano...tudo muda e é grave sim...porém não vale a tradicional questão: Por que aconteceu comigo? Não é bem assim... que tal questionar-se com: E por que só tem que acontecer com os outros?  E por que não comigo? E por que não com você? E não adianta se transformar em madre Tereza de Calcutá de véspera, tá? Não tem a ver com merecimento.  Se fosse assim, a sede do governo estaria instalada no hospital, no setor de LM completa, com respiração mecânica, sonda e nenhuma pálpebra se mexeria!

8 comentários:

  1. Nossa...
    O E se realmente é terrível...
    Seja mais forte que a sua cabeça... às vezes é bom aprender a não pensar tanto...

    ResponderExcluir
  2. Afinal, consertar o passado é investimento inútil, não é? A briga do racional e a emoção..estou buscando equilíbrio,pode deixar;)

    ResponderExcluir
  3. - Eu me chamo "se"... e, neste caso, sou uma imprestável 'condicional'!

    ResponderExcluir
  4. A reflexão sobre tudo que acontece conosco, pode ser a proximidade da solução dos problemas!
    Ser mais forte que nossas cabeças não nos farão melhores que nossos pensamentos, ao contrário: mas fragilizados!
    "Quem despreza a dúvida, paralisa a sua inteligência".
    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  5. Imprestável condicional que "presta" para reflexão...e isso sim, vale...

    ResponderExcluir
  6. Na verdade..a reflexão é o trato que enobrece os consequentes atos..é ela que fornece o passo do equilíbri na corda bamba. Obrigada pela palavra.

    ResponderExcluir
  7. Ai ai... acho que cada um sabe onde o "seu calo aperta".
    Da minha parte costumo ser direto demais... até mesmo comigo.
    Costumo encarar os problemas me olhando diretamente no espelho e falando sozinho comigo mesmo acerca das minhas dificuldades. Desta forma, falando e me escutando, começo a conhecer as minhas limitações e consigo me dar conta de que "aquilo" existe e que deve ser modificado ou resolvo manter. Isso porque nem tudo o que para os outros é um problema, para nós é uma mera característica.
    Acho que quando escreves seu blog, escreves num espelho onde você se encara e pode fazer com que outras pessoas também o façam. Se mantenha assim.
    Te amo menina véia... andando ou rodando por aí... estaremos sempre caminhando juntos. Beijos

    ResponderExcluir
  8. ...sei disso...vc me conhece por dentro e enxerga minhas entrelinhas...está sempre ao alcance nas horas que preciso. Beijo no seu coração.

    ResponderExcluir