segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Experimente a "Inclusão reversa"

O mundo segue girando. O sol mudando a sombra de um lado para o outro e tudo passa despercebido. Os noticiários continuam mostrando gráficos e índices de acidentes automobilísticos com vítimas, anunciando casos de mergulhos malsucedidos em águas rasas...mais pessoas têm seus movimentos diminuídos, provocando mais readaptações, mais isolamento, mais mudanças de planos e tudo o que disso decorre...surgem então os novos soldados que descobrem a falta de acessibilidade e de humanidade. Afinal, tudo o que foge da padronização, todos que são diferentes das convenções, devem se curvar a uma forma adaptada de vida...e o gesto ou a condição que permite isso, é chamado de inclusão. Novos discursos de inclusão se formam e eu penso: Inclui-se o que ainda não foi inserido ou que foi naturalmente excluído. Porém, inclusão deveria ultrapassar este entendimento de sentido único...deveria ser um termo positivamente "ambíguo"...porque também é necessário incluir-se na vida do outro, mão e contramão, ida e volta. Incluir-se, também é experimentar o ônus e o bônus de quem foi modificado. Afinal, vivenciar o outro, faz perder o senso de discriminação, sem precisar, no entanto, eleger os protagonistas heróis nem coitados. Por essa razão, dedico esta escrita aos que sempre estiveram comigo, independente da condição em que eu estivesse incluindo-se em minha vida...e assim faço uma homenagem ao Guigo... o andante que batizou esse humanizado "movimento" de partilha de "Inclusão reversa".




ps.: IMPORTANTE: a postagem não faz de forma alguma apologia a venda do produto (até porque seria contraditório visto que estaria favorável a uma das principais causas de acidentes automobilísticos). O vídeo foi apenas para ilustrar a "Inclusão Reversa", afinal, no país em que a propaganda foi realizada, as pessoas deixam o carro em casa quando saem para beber.


4 comentários:

  1. Menina... Lendo suas palavras fico impressionada com essa força que não é estranha, mas é fantástica e até mesmo mágica. Quem te viu sentadinha naquele corredor branco de hospital sem perder a energia e o bom humor, grande marca da inteligência, e hoje te vê no corredor do shopping atrasada pra sessão de cinema, só quem realmente não a conhece é incapaz de reconhecer... que você é "a cara" da coragem. E tem um sorriso lindo de gente boa, que mesmo no tempo distante nunca esqueci. Beijo grande!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jaque, não imaginaria nunca que fosse você aqui! rsrs...sorriso lindo é o seu que acolhe e acalenta do seu jeito, em seu discreto silêncio. De fato, você me viu de perto e sabe o quanto para mim é bom poder se apressar para alcançar uma sessão de cinema. Uma escolta que não irei esquecer! Bjo

      Excluir
  2. Você precisa voltar a escrever rápido.....

    ResponderExcluir
  3. Parabéns! Eu tive a chance de acompanhar sua trajetória em passo a passo. Abraços.

    ResponderExcluir